Qual é o papel do fósforo no crescimento e desenvolvimento das plantas?

Plantsafe > Blog > Cultivo em água > Qual é o papel do fósforo no crescimento e desenvolvimento das plantas?

O fósforo é um componente vital do DNA, a “unidade de memória” genética de todos os seres vivos. Também é um componente do RNA, o composto que lê o código genético do DNA para construir proteínas e outros compostos essenciais para a estrutura da planta, produção de sementes e transferência genética.

As estruturas de DNA e RNA estão ligadas entre si por ligações de fósforo. Assim, todos os organismos vivos requerem fósforo. As plantas, em particular, precisam de fertilizante de fósforo para o desenvolvimento normal e maturidade.

O elemento é um dos 17 nutrientes essenciais para as culturas crescerem e se reproduzirem, e é considerado um dos três principais elementos junto com o nitrogênio (N) e o potássio (K). Isso por causa das quantidades utilizadas pelas plantas e a frequência com que suas deficiências limitam o crescimento.

Manter um suprimento adequado de fósforo é essencial para a saúde das plantas e altos rendimentos.

FUNÇÕES DO FÓSFORO NAS PLANTAS

A seguir estão as principais funções desempenhadas pelo fósforo na vida das plantas:

  • Estimula o desenvolvimento radicular necessário para que a planta obtenha nutrientes do solo. As raízes também são necessárias para a sustentação da planta. Quando as raízes estão bem desenvolvidas, elas conseguem penetrar no solo e reunir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta;
  • Estimula o desenvolvimento da planta. As plantas requerem nutrição para o seu desenvolvimento. A nutrição é processada nas folhas e depois armazenada ou transferida para outras partes da cultura; 
  • O fósforo é necessário para a fotossíntese e também no armazenamento e transporte dos nutrientes por toda a planta;
  • O fósforo é responsável pelo amadurecimento da cultura no tempo certo. As plantas que carecem de fósforo demoram a amadurecer e, quando acontece, os frutos ou sementes que produzem são poucos e de baixa qualidade;
  • As leguminosas ajudam a fixar o nitrogênio no solo através de suas raízes. Esta função não pode ser bem desempenhada sem o fósforo, que favorece o desenvolvimento das raízes.
  • As substâncias necessárias para a formação e desenvolvimento de genes não podem funcionar bem sem a disponibilidade de fósforo. A transferência dos genes de uma geração para a outra só é possível quando o fósforo está disponível;
  • As plantas que têm acesso a fósforo suficiente resistem melhor a doenças porque todas as suas partes estão bem desenvolvidas. 

Portanto, o fósforo promove o crescimento saudável das raízes, e o crescimento precoce dos brotos, acelerando a cobertura do solo para proteção contra a erosão, melhorando a qualidade das frutas, vegetais e grãos, e é vital para a formação de sementes.

O fósforo adequado aumenta ainda, a eficiência do uso da água e de nutrientes, como o nitrogênio, contribuindo para a resistência a doenças em algumas plantas, e auxilia na lida com temperaturas frias e estresse de umidade, acelerando a maturidade e protegendo o meio ambiente por meio de um melhor crescimento das plantas e vegetais.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA DEFICIÊNCIA DE FÓSFORO?

Sem suprimento suficiente de fósforo, as plantas não conseguem completar seu ciclo de produção conforme o esperado.A deficiência de fósforo não é muito óbvia, mas pode ser vista pelo tamanho ou demora no amadurecimento.

As plantas requerem fósforo desde os primeiros estágios de desenvolvimento porque é difícil reverter os efeitos da deficiência quando aparecem sinais de crescimento atrofiado.A falta de fósforo é corrigida através da aplicação de Fertilizante de Fósforo.

Plantas cultivadas usando hidroponia podem usar fósforo dissolvido em água. O efeito do fósforo é o mesmo, independente do método de aplicação.

PAPEL ESSENCIAL DO FÓSFORO NO CRESCIMENTO 

Assim, o fósforo é essencial para a saúde geral e o vigor de todas as plantas. Alguns fatores de crescimento específicos que foram associados ao fósforo são: 

  • Desenvolvimento radicular estimulado;
  • Aumento da resistência do caule;
  • Melhor formação de flores e produção de sementes;
  • Maturação da cultura mais uniforme e precoce;
  • Aumento da capacidade de fixação de nitrogênio de leguminosas;
  • Melhorias na qualidade da colheita;
  • Maior resistência a doenças de plantas;
  • Apoia o desenvolvimento durante todo o ciclo de vida.

FALTOU FÓSFORO? CONHEÇA O PLANT-PROD 10-52-10 

A Plant-Safe possui os tradicionais fertilizantes Plant-Prod, fabricados há mais de 70 anos no Canadá com reputação reconhecida entre os melhores produtores de todo o mundo por conter uma linha de alta qualidade e que sempre entrega resultados eficientes para os usuários.

A formulação Prod 10-52-10 é uma preparação inicial de fertilizante totalmente solúvel em água que fornece os altos níveis de fósforo necessários para que as plantas jovens iniciem o rápido desenvolvimento das raízes. 

Acesse e siga nosso perfil no instagram e no linkedin e fique por dentro das novidades em fertilizantes hidrossolúveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *