A palavra Hidroponia é derivada do grego hydro= água e ponos= trabalho. Ela é caracterizada pelo cultivo de plantas sem solo, dentro de estufas. Dentro desse sistema, o solo é substituído por água enriquecida, uma solução nutritiva, que circula em sistema hidráulico, e inclui por exemplo o magnésio, fósforo, nitrogênio, entre outros.
Vantagens do sistema de Hidroponia
Por ser cultivado em estufa, o produto ali gerado possui uma qualidade superior, já que foi cultivado em um ambiente limpo, protegido de variações climáticas, insetos, animais, entre outros. Além disso, tem a vantagem de que as plantas recebem os nutrientes necessários do começo ao fim do processo de cultivo, já que a solução nutritiva precisa de balanceamento de PH diariamente e ajustes caso necessário, isso gera uma qualidade muito maior no cultivo do produto. O desperdício no sistema hidropônico é muito menor, também proporcionando a diminuição de mão de obra e de contaminação, já que nele não existe manejo de solo.
Entendendo sobre a Solução Nutritiva
Como já falamos acima, o sistema de Hidroponia não conta com cultivo em solo, mas sim em uma solução nutritiva que leva para as plantas todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Essa solução nutritiva é rica em nutrientes essenciais para o crescimento saudável do produto, mas não são só os nutrientes que fazem ela ser eficiente. Para uma boa solução nutritiva, precisa-se manter alguns padrões:
- Temperatura
A temperatura da solução precisa ser entre 25ºC a 28ºC, não podendo ultrapassar esse limite. Mantendo a solução sempre na luz, você evita o crescimento de algas e o superaquecimento, já que quanto maior a temperatura da solução, maior é a falta de oxigênio na mesma.
- Nível de Oxigênio
A falta de oxigênio pode causar, além da morte das raízes, um estresse, o que causa o aparecimento de fungos que podem contaminar as plantas e matar toda a produção.
- Condutividade elétrica
Todos os dias é necessário fazer a medição da condutividade elétrica para verificar o nível de consumos do nutrientes, pois ela é que mede a quantidade de íons na solução nutritiva, e quanto mais íons, maior a condutividade elétrica.
- pH da Solução
O pH (Potencial de Hidrogênio) da solução nutritiva deve se manter entre 5,5 e 6,5, quando a solução nutritiva passa deste pH, a absorção dos nutrientes é alterada e não efetiva. A medição de pH deve ser feita todos os dias.
Conheça o Plant-Prod® 7-11-27, que usado em combinação com nitrato de cálcio, supre os níveis apropriados de nitrogênio, fósforo, potássio, microelementos, cálcio, magnésio e enxofre, conforme exigido pelas culturas hidropônicas.
Entre em contato conosco para mais informações sobre nosso produto para Hidroponia.
Deixe uma resposta