Qual a função e diferentes formas de Nitrogênio e como agem nas plantas

Plantsafe > Blog > Cultivo em água > Qual a função e diferentes formas de Nitrogênio e como agem nas plantas

O nitrogênio é o elemento que mais participa no desenvolvimento das plantas.

Você sabe qual o papel do nitrogênio para as plantas?

O nitrogênio (N) é um macronutriente de alta importância e demanda pelas culturas, sendo essencial nas altas produtividades e qualidade dos produtos finais.

No solo, o N encontra-se essencialmente na forma orgânica (aproximadamente 98%). A outra pequena parte pode ser encontrada nas formas minerais de amônio, nitrato e nitrito.

Cada uma dessas formas do nutriente tem uma função distinta, necessária para a nutrição da planta. A falta de qualquer uma delas leva a deficiências, com diferentes efeitos adversos no estado geral da cultura.

Para entender melhor o manejo do nitrogênio, vamos mostrar as suas diferentes formas e como elas ocorrem nas plantas, para que você fique atento às fases da sua produção.

QUAIS AS FORMAS DE NITROGÊNIO PARA AS PLANTAS?

O nitrogênio é o elemento que mais participa no desenvolvimento das plantas. É necessário em grandes quantidades no solo para evitar deficiência na produção e sanidade dos vegetais.

O elemento permite que a planta capture a energia solar pela fotossíntese, impulsionando o seu crescimento e a produção de grãos. Dessa forma, ele desempenha um papel crítico no desenvolvimento para garantir que a energia esteja disponível quando e onde precisar para otimizar o rendimento.

O Nitrogênio se apresenta sob várias formas, entre elas estão:

• Nitrato(NO3-);
• Nitrito (NO2-);
• Amônia (NH3);
• Íon amônio (NH4+);
• Óxido nitroso (N2O);
• Nitrogênio molecular(N2);
• Nitrogênio orgânico dissolvido (peptídeos, purinas, aminas, aminoácidos, etc.);
• Nitrogênio orgânico particulado (bactérias, fitoplâncton, zooplâncton e detritos), etc.

O nitrogênio (N) é um dos macronutrientes primários como o Fósforo (P) e o Potássio (K). As plantas consomem eles em grandes quantidades, enquanto a ingestão de macronutrientes secundários é menor.

COMO O NITROGÊNIO OCORRE NAS PLANTAS?

As plantas podem absorver duas formas de nitrogênio: nitrato (NO 3 -) e amônio (NH 4 +), mesmo que você possa aplicar formas orgânicas ou inorgânicas de nitrogênio.

Uma vez no solo, todas as formas de nitrogênio sofrem alterações químicas para finalmente se transformar em nitrogênio disponível para as plantas. As três principais são:

MINERALIZAÇÃO

A mineralização do nitrogênio é definida como a transformação biológica do N orgânico em N inorgânico por microrganismos (restos vegetais e animais) em produção principalmente de nitrato e amônio.

IMOBILIZAÇÃO

A imobilização é a transformação biológica do N inorgânico do solo para a forma orgânica.

À medida que os organismos decompõem plantas e outros materiais orgânicos, eles utilizam o nitrogênio disponível no solo, convertendo-o no processo em compostos orgânicos de nitrogênio.

A imobilização causa uma redução temporária do nitrogênio para as plantas, mas uma vez que os organismos decompõem ainda mais esses compostos orgânicos, ele volta a estar disponível. A imobilização é o oposto da mineralização.

NITRIFICAÇÃO

Nitrato é a forma absorvida pelas plantas em maior quantidade. Em solos quentes e úmidos, o amônio se converte rapidamente em nitrato pelos micro-organismos do solo para ser melhor absorvido pelas raízes das plantas. A forma de nitrato é suscetível a perdas por lixiviação e desnitrificação.

Como vimos, o nitrogênio promove a multiplicação celular. Uma deficiência de N resulta em perda de vigor e cor. O crescimento torna-se lento e as folhas caem, começando na parte inferior da planta.

CONHEÇA AS FUNÇÕES DO NITROGÊNIO

Já estabelecemos o papel e a importância do nitrogênio para as culturas, agora vamos conhecer as principais funções desse nutriente vital.

  • Ele é responsável pelo desenvolvimento da planta e seu crescimento;
  • Constitui a clorofila, as vitaminas, carboidratos e proteínas;
  • Atua diretamente na fotossíntese;
  • É responsável por dar a coloração verde escura para as plantas;
  • Atua no desenvolvimento das raízes das plantas;
  • Quando o nitrogênio é fornecido adequadamente a planta, elas crescem mais rápido;
  • As proteínas combinadas com açúcares ajudam na produção de aminoácidos.

Como vimos, as plantas requerem bastante nitrogênio para impulsionar o rendimento. Certifique-se de que seu nitrogênio esteja protegido contra perdas e esteja disponível quando as plantações mais precisarem.

CONHEÇA O PLANT- PROD 28 -14 -14

A Plant-Safe possui em seu catálogo a formulação Plant-Prod 28-14-14 mais recomendada para utilização durante a fase de crescimento vegetativo, quando as plantas necessitam de maior quantidade de nitrogênio.

Além de Fósforo, Potássio e o pacote completo de micronutrientes, essa formulação contém o Nitrogênio nas três formas (Nitrato => 1,7%; Amoniacal => 0,3% e Uréia => 26%).

O fertilizante traz eficiência na correção das deficiências de nitrogênio em solos e substratos. Indicado para a fertilização foliar de culturas extensivas, para aplicação em viveiros de mudas, para culturas de flores de corte, plantas cultivadas em vasos e hortaliças cultivadas em campo aberto.

Fale com um de nossos especialistas, a Plant-Safe possui uma extensa rede de distribuidores localizados através dos estados em todas as regiões do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *