A produção brasileira de flores tem crescido a cada ano. Entre 2020 e 2021, o mercado de floricultura teve um incremento de 15% conforme o Instituto Brasileiro de Floricultura – Ibraflor. No ano passado, a cadeia produtiva teve um faturamento de R$ 10,9 bilhões, diante dos R$ 9,6 bilhões do ano anterior.
E esse mercado abrange cerca de 8 mil produtores de flores e plantas que atuam em todo o Brasil, cultivando mais de 2,5 mil espécies. Além disso, o setor emprega 209 mil pessoas diretamente, sendo 38% das ocupações voltadas para a produção, 4% à distribuição, 53% ao varejo e 3% em outras funções.
Confira mais dados sobre o grande potencial do mercado de flores no Brasil.
PANORAMA DA FLORICULTURA NO BRASIL
Como vimos, o mercado da floricultura no Brasil só tende a crescer. Com grande potencial produtivo, o cultivo de flores no Brasil possui uma grande variedade de espécies que agradam a todos os gostos de consumidores em todo o mundo.
Devido às suas características, o Brasil tem como alcançar posição de destaque no ramo do cultivo de flores. E os números mais recentes do Censo Agropecuário relacionados ao setor mostram isso. Veja os três principais segmentos:
Setor de Decoração, com R$ 3,2 bilhões, que representa 30%;
Autosserviço com R$ 2,2 bilhões, relativo a 21%;
Paisagismo com 20%, totalizando R $2,1 bilhões.
São Paulo é o estado que mais produz flores e plantas (em vasos) com uma grande diferença para os demais estados, além de ser também o maior consumidor. Sendo também o que mais emprega mão de obra familiar.
O investimento em evolução tecnológica e a organização do setor foram os diferenciais para colocar São Paulo no topo do ranking (Holambra, Atibaia, Arujá e Registro).
Depois de São Paulo, os principais polos produtores de flores no Brasil são:
Santa Catarina: as regiões de Corupá, Joinville e São Bento do Sul se destacam;
No estado do Rio Grande do Sul, a região do Pareci Novo;
Além disso, regiões dos estados de Minas Gerais;
Ceará;
O Rio de Janeiro também faz parte do cenário da floricultura brasileira.
EXPORTAÇÕES EM 2022
O Brasil exportou entre os meses de janeiro e julho de 2022, a soma de US $7,1 milhões em produtos de floricultura.
E a maior parte da produção estão as mudas de outras plantas ornamentais (correspondendo a US$ 2,9 milhões do faturamento). Seguida por bulbos, tubérculos, rizomas e similares (que comercializou US$ 2,6 milhões para fora do país).Já folhagens, folhas, ramos de plantas, secos e itens para buquê venderam (US$ 1,1 milhão em vendas para o mercado externo).
Os maiores exportadores foram: Países Baixos (38% da receita), Estados Unidos na sequência com 16% do total exportado. A Itália é o terceiro maior comprador com 12%.
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