4 principais métodos de aplicação de fertilizantes hidrossolúveis

Plantsafe > Blog > aspersão > 4 principais métodos de aplicação de fertilizantes hidrossolúveis

Os fertilizantes solúveis em água não são apenas versáteis, mas também diversos e flexíveis nos métodos de aplicação. Ao preparar o programa de nutrição para sua cultura, algumas informações sobre os métodos de aplicação dos fertilizantes precisam ser considerados, pois são importantes e podem auxiliar você a tomar decisões mais assertivas e planejar a escolha de produtos que alcancem a máxima eficiência diante daquilo que foi desejado.

Pensando nisso e para esclarecer sobre os principais métodos de fertirrigação, preparamos este conteúdo com os principais métodos e suas características de aplicação.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES HIDROSSOLÚVEIS

Um sistema de irrigação correto ajuda você a aumentar a produtividade, com mais safras ao ano e a diminuição das perdas nas lavouras, causadas pelo clima instável. Para isso, é preciso estudar qual projeto cabe melhor nos objetivos que você procura para seu cultivo.

Existem diversos aspectos a serem considerados pelo produtor na escolha da fonte adequada à nutrição das plantas dentre todas as opções de produtos existentes no mercado.

A técnica de irrigação das lavouras com o uso de fertilizante solúvel traz inúmeras vantagens para o produtor agrícola. A escolha do fertilizante hidrossolúvel possibilita uma redução considerável nos custos de irrigação das plantações. Isso é possível porque a quantidade utilizada desse tipo de produto para fazer a adubação das culturas é bem menor em comparação ao método convencional.

Apesar de uma variedade de opções quanto a sistemas de irrigação, é muito importante avaliar a eficiência dos mesmos. Vamos conhecer 4 dos principais métodos de fertirrigação para a nutrição da sua cultura:

  1. GOTEJAMENTO

Segundo estudo da Universidade do Recôncavo da Bahia, a irrigação por gotejamento é o método mais eficiente, alcançando acima de 90%, uma vez que as perdas de água por evaporação são as menores possíveis, pela própria posição dos gotejadores.

Em áreas com escassez ou limitação hídrica, produções em grande escala e culturas comerciais de alta qualidade e alto valor agregado, os produtores costumam usar irrigação localizada por gotejamento para economizar água, melhorar a eficiência do molhamento e da produtividade do trabalho.

No método da fertirrigação por gotejamento, como o próprio nome sugere, é utilizado um sistema de fitas gotejadoras de polietileno que entregam a água de forma contínua, lenta e com baixa pressão na base onde as plantas são cultivadas, permitindo um maior controle da vazão e maior precisão na distribuição da água e dos fertilizantes, uma vez que são entregues diretamente no sistema radicular, evitando-se assim as perdas de água por evaporação e a lixiviação dos nutrientes aplicados.

  1. FERTIRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO

No caso da fertirrigação por microaspersão, trata-se de um sistema de irrigação que lança, por meio de asas giratórias conhecidas popularmente como “bailarinas”, gotículas de água sobre a superfície do solo, de maneira suave e branda. As vantagens de realizar a fertirrigação por meio desse tipo de sistema de irrigação estão na adaptação aos variados tipos de solo, poucas perdas por evaporação e lixiviação dos nutrientes, baixo custo de mão de obra e pouca ou nenhuma suscetibilidade à ação dos ventos.

A fertirrigação por microaspersão costuma ser recomendada para árvores frutíferas, uma vez que consegue atingir um perímetro maior.

  1. FERTIRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO E PIVOT CENTRAL

A fertirrigação por aspersão é feita por meio de um sistema que utiliza um aspersor para simular a chuva natural.

Nesse sistema, a água é jogada para o ar, em formato de jato, transformando–se em pequenas gotas. O adubo para fertirrigação por aspersão pode ser líquido ou sólido, no formato químico ou natural, desde que possa ser diluído em água.

 fertirrigação mediante bombas dosadoras, é uma ótima solução para os agricultores que procuram otimizar o custo, a eficiência, o rendimento do seu investimento e, o que é mais importante, a produção. Na aplicação de fertilizantes são utilizadas mangueiras, injetores, misturadores, agitadores e tanques ou depósitos de armazenamento. Com isso, injeta-se de forma muito precisa na água de irrigação de um sistema de Pivot  Central, a quantidade de fertilizantes e produtos químicos requeridos.

  1. FERTILIZAÇÃO FOLIAR

Neste método, o fertilizante é dissolvido em água para ser pulverizado direto na folha, ou diluído em água com defensivos não alcalinos para pulverização foliar. A entrada na planta se dá pelos poros, através da cutícula e pelos estômatos (são estruturas encontradas na epiderme vegetal que apresentam como função principal as trocas gasosas).

Para algumas plantas jovens ou culturas com sistemas radiculares pobres, é a escolha ideal para corrigir a deficiência, Assim, melhora muito a eficiência da absorção e utilização de fertilizantes e economiza o transporte de nutrientes dentro da cultura.

Agora que apresentamos os principais métodos de aplicação de insumos e o grau de eficiência de cada um, conheça a linha completa de fertilizantes Plant-Prod.

Nosso portfólio de soluções abrange 8 diferentes formulações para a melhor nutrição da sua lavoura. Contate-nos pelo WhatsApp!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *